All for Joomla All for Webmasters

Tecnologia da Informação dentro das escolas

O uso da Tecnologia da Informação dentro das escolas ainda é uma ideia em desenvolvimento no atual cenário educacional brasileiro. É indispensável que a gestão da instituição esteja atenta à necessidade de qualificação dos professores, construção de planejamentos e projetos que utilizem os meios informatizados como uma ferramenta que potencialize o ensino. Mas, para além dessa consciência da gestão escolar, quais são os principais obstáculos – e como lidar com eles – quando falamos de TI em escolas?

 

Infraestrutura

Os recursos tecnológicos evoluíram imensamente nos últimos anos, por isso é comum que as escolas não tenham acompanhado esses avanços e ainda tenham estruturas e equipamentos antigos e até obsoletos. O uso da tecnologia da informação no ambiente escolar necessita primeiramente de uma infraestrutura física que comporte computadores e outros recursos da rede. Dispositivos que protejam a instituição de imprevistos, como a perda de dados em caso de quedas de energia, assim como backups dos servidores são medidas essenciais.

É preciso viabilizar uma verba de investimento em tecnologia (softwares, hardwares, servidores e datacenters) feito com orientação de profissionais da área, que garantirão que a escola possua uma infraestrutura que suporte as necessidades da escola, podendo ser ainda ser atualizada, acompanhando as inovações na área.

Sala de aula

Atender as demandas geradas na sala de aula é a missão mais crítica para os serviços de tecnologia de uma escola. Como atender com qualidade 20 ou 30 salas? Como levar soluções relevantes de tecnologia para o trabalho feito em sala?
É preciso considerar a automatização de serviços de tecnologia, como no atendimento técnico prestado dentro da escola, como uma boa solução! Automatizar desafios como o atendimento, trazem a agilidade e especialização que o cotidiano escolar necessita, mas gerando aos poucos o reconhecimento de quais são as principais dúvidas dos atores escolares e os processos mais críticos.

Outra frente de trabalho que auxilia o pedagógico na escola é a Tecnologia Educacional. Muitos profissionais e iniciativas podem trazer a proficiência necessária na hora da gestão escolar decidir como será feito o uso da tecnologia dentro da sala de aula.

Comunidade escolar

As questões de tecnologia em uma escola tocam não apenas a gestão e a infraestrutura escolar. Os atores desta relação, pais, alunos e professores, também fazem uso de serviços de tecnologia e, consequentemente, geram demandas específicas para a Tecnologia da Informação. Como solucionar estas demandas considerando pontos importantes como rapidez, segurança, rotatividade e comunicação?

O atendimento de TI deve ser formulado para que vise atender a qualquer solicitação desses atores, de forma rápida, simples e que exonere as responsabilidades técnicas da comunidade escolar. Ferramentas online em que o ator pode acompanhar sua solicitação e ter atendimento personalizado são, atualmente, as soluções mais avançadas nessa área!

A CSC.educ possui um trabalho em Tecnologia da Informação que leva em consideração todos esses desafios, propondo procedimentos e soluções avançadas e personalizadas para o ambiente escolar! Quer saber como esse trabalho pode melhorar a gestão e relações de sua escola? Agenda uma conversa com a equipe da CSC!

 

 

Comentários