Saiba como usar a comunicação a favor da sua escola

Agenda, bilhete, mural, aplicativo, e-mail, newsletter, site, blog, redes sociais, telefone, whatsapp… São muitos os recursos disponíveis para usar a comunicação a favor da sua escola e, em tempos de tecnologia, a internet pode ser uma aliada no processo para alcançar bons resultados.

No entanto, é importante estar ciente de que você está falando com públicos diferentes e esse pode ser um grande desafio para promover uma comunicação eficiente.

Vale destacar ainda que, para que o processo funcione de forma eficiente, é fundamental que envolva toda a comunidade escolar, garantindo assim o sucesso do projeto pedagógico desenvolvido durante o ano letivo.

 

Confira 5 dicas para melhorar a comunicação da sua escola:

1. Planejamento: tenha em mente que você precisa fazer um planejamento de todas as ações e datas específicas, como eventos, datas comemorativas e atividades, priorizando os temas de acordo com a época do ano, fazendo com que a escola possa ser reconhecida pela organização e por ter um projeto pedagógico alinhado com as circunstâncias externas do cotidiano;

2. Público-alvo: identificar as melhores formas de se comunicar com seu público pode fazer a diferença para atingir seus objetivos e tornar esse contato eficiente, fazendo com que as famílias se sintam incluídas no processo educacional dos estudantes;

3. Transparência: manter uma comunicação transparente aproxima e garante uma melhor relação entre a escola e as famílias. Ter uma linha editorial definida é um bom recurso, assim como, deixar claro qual a proposta educacional de sua instituição para que as famílias saibam reconhecer seus diferenciais;

4. Motivação: divulgar os trabalhos realizados na escola faz com que a equipe se sinta valorizada, o que gera maior comprometimento para manter um projeto pedagógico de excelência;

5. Marca: é fundamental que a marca da instituição esteja estampada em todos os materiais de comunicação, interna e externa, produzidos. Isso vai garantir a fidelização da marca. Claro que isso deve estar alinhado com a divulgação de conteúdos de qualidade, que sejam relevantes e interativos, para conseguir fidelizar seu público;

 

Lembre-se que quando a família está satisfeita com o trabalho da escola, ela passa a colocá-la como prioridade e isso pode melhorar o relacionamento, além de reduzir casos de inadimplência.

 

 

Comentários