All for Joomla All for Webmasters

A relação entre o aprendizado e a infraestrutura de uma escola

Quando os pais visitam pela primeira vez a futura escola de seus filhos, a estrutura do prédio desperta a atenção. A organização, a manutenção e a segurança são levadas em conta logo na primeira impressão dos pais, que pode ser decisiva na hora da matrícula. Mas, qual a relação entre o aprendizado e a infraestrutura de uma escola?

Investir na infraestrutura escolar é cuidar de sua limpeza e manutenção, mas é, também, criar um ambiente atrativo e confortável que favoreça o aprendizado. É nesse espaço físico que os alunos socializam, desenvolvem ideias, expressam sentimentos e reforçam o interesse em aprender.

Mais do que categorizar a escola em bonita ou feia, o cuidado com a infraestrutura revela a visão da escola sobre si mesma. Afinal, o espaço físico da escola é um espaço pedagógico. E é nele onde os alunos passam boa parte da infância e da adolescência.

A estrutura da escola deve ser pensada de forma que ela seja um lugar onde o aluno possa desenvolver seu pensamento crítico e satisfazer suas necessidades cognitivas e motoras. Assim, o aluno passa a construir uma relação de pertencimento com o ambiente escolar, o que potencializa o processo de aprendizagem.

 

 

Comentários