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Dicas para otimizar o tempo e reduzir custos de manutenção

Na rotina escolar, a atenção voltada ao currículo e à prática pedagógica é frequentemente atravessada por questões de infraestrutura. Quem é diretor de escola conhece bem esse cenário: as paredes precisam de pintura, o ar-condicionado exige limpeza e as lâmpadas têm que ser substituídas. Mas, como otimizar o tempo e reduzir custos de manutenção?

Esse cuidado com a estrutura física é importante, já que ela faz parte da identidade e do projeto pedagógico da escola. Mas como reduzir o tempo e o custo com manutenção na rotina escolar?

Planejamento é a palavra-chave. Ao mapear previamente todas as áreas da escola, o gestor evita problemas emergenciais, e, assim, maiores custos. Em que área estou gastando mais dinheiro? Quantas lâmpadas precisam ser trocadas por mês? Questões como essas podem ser respondidas facilmente com uma manutenção planejada, que envolve a organização de um calendário preventivo e o acompanhamento de indicadores por meio de softwares de gestão.

Com métricas em mãos, o gestor tem um controle maior do que precisa ser feito e, assim, consegue traçar planos a médio e a longo prazo.

 

 

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