All for Joomla All for Webmasters

Como qualificar os materiais pedagógicos impressos na sua escola?

Toda escola produz uma infinidade de materiais pedagógicos impressos, como provas, fichas, apostilas e todo tipo de produção que serve para organizar e oferecer ferramentas ao trabalho dos alunos.

No entanto, se o trabalho de produção destes materiais não for pensado com antecedência, formatado e concebido a partir de preceitos do design gráfico e, ao mesmo tempo, padronizado para servir aos intuitos pedagógicos da escola, o resultado pode ser uma grande confusão dentro e fora da sala de aula.

Mas de que organização e preceitos estamos falando, no caso de materiais pedagógicos? É preciso um olhar especializado para orientar cada um dos materiais solicitados pelos professores ou gestores da escola, mas existem alguns valores simples do Design gráfico pedagógico que podem ajudar no momento de elaboração de peças impressas.

Pense hierarquias para o conteúdo: organize os temas que estão sendo abordados no material; é preciso que títulos e ideias importantes tenham destaque visual (fonte maior, negrito, espaçamento) para facilitar a apreensão do conteúdo pelos alunos;

Adeque o tamanho da fonte e entrelinhas do texto: em cada faixa etária há um tamanho de fonte indicado para facilitar a leitura, assim como o de espaçamento entrelinhas. É preciso adequar estas formatações à série que receberá o material e pensar na situação de leitura dos alunos.

Cuide e harmonize as imagens com o texto: nem sempre uma imagem fala mais que mil palavras. Atente à resolução das imagens escolhidas, se têm contraste e tamanho suficiente para estarem nítidas no material impresso. Assim como à necessidade de ilustrações que, muitas vezes, devem ser acompanhadas de uma legenda para que possam construir sentido com o restante do conteúdo do material.

 

A CSC.educ oferece os serviços de Editoração e Design Gráfico especializado para escolas, que contam com todos estes preceitos para auxiliar a equipe pedagógica na produção de materiais que sejam adequados e valorizados pedagogicamente. A equipe de Editoração, especializada nesta interface pedagógica há mais de dez anos, pensa todas as produções para facilitar leitura do público específico, de acordo com as faixas etárias das crianças; para valorizar a relação do aluno com seus materiais e, em diversos trabalhos, para dar acabamento e enriquecer as produções dos alunos com uma finalização profissional, visando reduzir custos e gerar o menor impacto ambiental possível.

Para conhecer mais sobre os serviços oferecidos pela CSC, entre em contato conosco através do e-mail: contato@csceduc.com.br.

 

04

Comentários