loader
post

Como garantir uma boa gestão financeira na escola?

“O financeiro tem vários impactos: pode ser no funcionário, em um departamento, em toda a escola ou até em um cliente”, enfatiza a gerente do departamento financeiro da CSC.educ, Graziela Miranda, ao comentar relevância dessa área para a gestão de uma instituição de ensino. Mas, como garantir uma boa gestão financeira na escola?

Para garantir que esse impacto esteja sob controle e seja positivo, há alguns passos a serem seguidos:

. Padronização

Este é um dos pontos mais básicos, mas que podem atrapalhar a sua gestão financeira. Algumas escolas ainda têm registros em cadernos de despesas e acabam deixando alguns recibos dentro de caixas, o que pode fazer com que informações e documentos se percam. Para não ter problemas com isso, a solução é dar adeus ao formato caseiro e migrar para um programa onde todas as finanças sejam centralizadas.

. Atenção aos detalhes

Todos os gastos devem ser contabilizados, desde as despesas fixas – como água, luz, telefone e serviço de limpeza até as despesas pontuais. Assim, é possível o controle minucioso das despesas e receitas evitando qualquer brecha. Com todos os dados em mãos, a CSC.educ realiza mensalmente um fechamento que é enviado às escolas para que possam comparar as despesas atuais com a dos meses anteriores, proporcionando um olhar mais amplo do que gera prejuízo e lucro à escola.

. Conheça bem seus números

Outro serviço oferecido pelo CSC.educ é o de calcular a quantidade de alunos. “Há casos de instituições de ensino que não sabiam quantos alunos estudavam ali”, afirma Graziela. Sabendo isso, é possível ter noção dos descontos oferecidos, quantos tem bolsa obrigatória (caso de filhos de funcionários) e o número de evasão de um ano para o outro e, a partir daí, direcionar melhor as estratégias de investimento, como campanhas de marketing, por exemplo.

Comentários
Previous Post
Comments (No Comment)
No comments yet.

Deixe uma resposta

X

Sua mensagem foi enviada!

Duis commodo risus et magna suscipit aliquam. Curabitur gravida efficitur purus. Pellentesque finibus neque sit amet justo volutpat tincidunt enim id turpis feugiat